Demanda por voos para fora do Brasil registrou aumento de 28,7% em comparação com o mesmo mês de 2023
A movimentação no mercado internacional de viagens bateu a marca de 2,04 milhões de passageiros em fevereiro de 2024, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicados nesta quarta-feira (20).
O número representa o melhor resultado internacional para o mês desde o início da série histórica do relatório de demanda e oferta, em 2000.
A movimentação também representa um aumento de 28,7% em relação aos números registrados em 2023.
É também a primeira vez desde o início da série onde a movimentação de passageiros internacionais no mês de fevereiro supera 2 milhões.
Ainda conforme o levantamento, referente à demanda internacional, aferida em passageiros por quilômetro (RPK), houve um aumento de 23% em comparação a fevereiro de 2023, enquanto a oferta por assentos, mensurada em assentos por quilômetro ofertados (ASK), experimentou um crescimento de 19,8%.
Em relação à movimentação de carga internacional, os resultados também fora positivos para o mês: foram processadas 64,8 mil toneladas de carga no mercado internacional, significando um aumento de 6,1% em relação a 2023.
Por outro lado, o mercado doméstico em fevereiro também apresentou números positivos, mas não com tanta magnitude quando o internacional.
Foram movimentados no mês de fevereiro 6,8 milhões de passageiros — 2,8% a mais que o registrado no mesmo período do ano passado.
A demanda doméstica apresentou uma alta de 3,9%, enquanto a oferta por assentos cresceu 6,1% no mesmo período.
O transporte de carga doméstica movimentada foi de cerca de 37 mil toneladas, um crescimento de 18,1% em relação a 2023.