KAYAK apresenta uma linha do tempo que explica a evolução do perfil do viajante, que tem feito o setor se tornar cada vez mais digital
Se antes se gastava semanas para planejar uma viagem consultando guias impressos, indo a agências e ligando para as companhias aéreas ou operadores turísticos, hoje quase tudo é resolvido em poucos minutos por meio de aplicativos no celular. E este atual perfil de viajante ultra conectado reserva voos, hotéis, carros e planeja seu roteiro inteiro com apenas alguns toques na tela.
Um levantamento do Ministério do Turismo mostra que os turistas conectados já são maioria no setor. De acordo com a pesquisa, somente 22% das pessoas recorrem a agências de viagens ou operadores turísticos para planejar uma viagem, enquanto 47% dos entrevistados disseram que a Internet é a primeira opção de busca sobre um destino.
Outra característica deste perfil de viajante é ser usuário de redes sociais. Não à toa, segundo o Relatório Instagram no Brasil 2024, realizado pela Opinion Box, 50% dos usuários da plataforma acompanham conteúdos de viagem e turismo através da rede.
E, para atrair esse viajante, não basta apenas oferecer preço competitivo. Diferentemente do turista de décadas atrás, que tinha o olhar voltado quase que exclusivamente ao preço da viagem, o turista conectado visualiza a experiência completa, que inclui pontos, como:
Personalização da experiência: Com o acesso a uma vasta quantidade de informações online, os turistas conectados esperam experiências turísticas altamente personalizadas e sob medida para atender às suas preferências individuais;
Compartilhamento de experiências: Compartilham suas experiências de viagem online em tempo real;
Integração da tecnologia: O turista conectado é imediatista e está atento a todas as novas ferramentas que os ajudem a planejar viagens com mais rapidez e segurança, desde a escolha por voos, hospedagens e passeios;
Mas para eles, não é qualquer recurso que basta. “Este perfil de turista é totalmente integrado à tecnologia, em todas as fases do planejamento de uma viagem. Isso inclui uso de aplicativos com recursos que atendam suas preferências individuais. Por isso, além de um UX que permita uma ótima navegabilidade para o usuário, é necessário ter ferramentas que entreguem informações confiáveis, baseadas em dados, de forma rápida, as integrando a inteligência artificial, por exemplo”, diz Gustavo Vedovato, Country Manager do KAYAK no Brasil, principal buscador de viagens do mundo.